A convite da comunhão Velho Católica, o bispo da Igreja Lusitana, D. Jorge Pina Cabral, esteve presente na sagração do novo bispo da Igreja Velho Católica da Áustria, Bispo Dr. Heinz Lederleitner. A celebração presidida pelo sr Arcebispo de Utreque, Yoris Vercammen, decorreu no Sábado dia 13 de Fevereiro na cidade de Viena numa Igreja Luterana cedida para o efeito e contou com a presença dos bispos da Comunhão Utreque e de bispos Anglicanos. A sagração teve um ambiente solene enriquecido por um excelente coro litúrgico e contou com a assistência de muito povo da Igreja e de convidados Ecuménicos.

O novo Bispo, com 57 anos de idade foi anteriormente padre da Igreja Católica Romana, tendo-se integrado em 2003 na Comunhão da Igreja Velho Católica da Áustria, e sido eleito Bispo, no Sínodo diocesano desta Igreja realizado em Outubro passado. Como lema para o seu episcopado adotou a frase bíblica : «Cristo, Luz do Mundo»

Referindo-se à sua participação, D. Jorge, referiu a profunda alegria que sentiu por poder desenvolver o seu múnus episcopal na sagração de um novo bispo e pelo reforço dos laços de unidade e de catolicidade entre as Igrejas presentes.

A Igreja Lusitana encontra-se desde 1965 em plena Comunhão com as Igrejas Velho-Católicas de Utreque sendo habitual, os bispos das diversas igrejas participarem e imporem as suas mãos na sagração dos novos bispos. Refira-se a este propósito que foi o anterior bispo da Igreja Velho Católica da Áustria, D. John Okoro, que representou a Comunhão de Utreque na sagração do atual bispo da Igreja Lusitana.