O Secretariado Juvenil da Igreja Lusitana visa o desenvolvimento do trabalho juvenil ao nível de toda a diocese, assegurando o trabalho ecuménico e a representação da juventude lusitana a nível nacional e internacional.

Como se formou

No seguimento das reflexões feitas no 95º Sínodo da Igreja Lusitana sobre o trabalho juvenil que urge desenvolver a nível Diocesano, foi constituído um Grupo de Trabalho Juvenil coordenado pelo Bispo Diocesano, que procurou discernir o caminho a ser seguido.

Este grupo informal, constituído por Jovens do Arciprestado do Norte, teve a sua primeira reunião em Maio de 2015 e reuniu-se por diversas vezes, tendo o fruto das reflexões feitas sido apresentado no 96º Sínodo.

Por decisão do 96º Sínodo da Igreja Lusitana (Junho de 2016) foi constítuido o Secretariado Juvenil da Igreja Lusitana. A Direção atual do SJIL é constituida pelos seguintes membros:

- Mariana Sá Couto (Coordenadora)

- Gabrielle Bitencourt

- Catarina Sá Couto

- Nelson David

As áreas de intervenção do Secretariado são:

- Evangelização de outros Jovens - «Levar Cristo a outros»

- Formação Juvenil na área da Liturgia, da História da Igreja Lusitana e do Anglicanismo

- Promoção e discernimento de vocações juvenis para o ministério ordenado

- Formação para a liderança juvenil

- Ecumenismo

- Trabalho de Serviço concreto a pessoas com necessidades concretas (possível articulação com trabalho e projectos sociais ligados à Igreja)