Paróquia Salvador do Mundo - V. N. Gaia

FACEBOOK DA PARÓQUIA

Largo do Arco do Prado, nº 15
Coimbrões (junto ao Centro de Saúde Barão do Corvo)
4400-026 Vila Nova de Gaia

Tel. 223750598    Tlm: 914687858
E-mail: salvadordomundo@igreja-lusitana.org

Pároco e Presidente da Junta Paroquial

Presbítero Sérgio Filipe Pinho Alves
Telm: 914687858
E-mail: sergioalves@igreja-lusitana.org

Coadjutora
Diácona Isabel Silva

Celebração Eucarística: Domingos 11h00
Oração da Manhã: Quartas-feiras 10h30
Atendimento pastoral: Quartas feiras após Oração da manhã
A Escola Dominical/Catequese da Paróquia funciona todos os Domingos entre as 11h e as 11h45

Breve noticia histórica da sua origem e construção

No dia 19 de Março de 1900, foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja, tendo a sua consagração/dedicação como templo de louvor a Deus ocorrido a 12 de Maio de 1901. Foi pregador o Reverendo André Cassels, irmão do grande impulsionador deste empreendimento o Reverendo Diogo Cassels. Todavia, e conforme foi apanágio deste homem de Deus, sempre que edificava uma Igreja, construía uma Escola adjunta, onde para além do ensino normal, era desenvolvida uma importante obra caritativa sem quaisquer efeitos proselitistas. Desde 1989 que a Escola está encerrada, tendo em conta a cobertura estatal, e, naquele espaço, foi inaufurado em 2003, o Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e Prado (www.aetp.pt)  com o nome "Salvador do Mundo" direcionado a idosos e carenciados.

De realçar o facto, de, dos diversos párocos que pastorearam esta comunidade, dois terem sido sagrados Bispos, são eles; D. Daniel de Pina Cabral, que serviu em Moçambique na diocese dos Libombos e o Bispo Emérito da da Igreja Lusitana, D. Fernando da Luz Soares.

Principais valores culturais ou artísticos que se podem visitar

Dignos de serem vistos são os três vitrais existentes na Igreja e que ilustram temas bíblicos. Destes, realce para o do baptistério da autoria do grande mestre Guilherme Camarinha.

Ver localização da Paróquia Salvador do Mundo num mapa maior