Press-Release

Arcebispo de Cantuária visita a Igreja Lusitana

De 17 a 18 de fevereiro 2024, o Sr. Arcebispo de Cantuária, líder espiritual da Comunhão Anglicana e Primaz da Igreja de Inglaterra, visita a Igreja Lusitana, por ocasião da abertura do 100.º Sínodo Diocesano, desta Igreja pertencente à Comunhão Anglicana.

Na sua primeira vinda a Portugal e na condição de Metropolita da Igreja Lusitana, Justin Welby, que estará acompanhado de sua esposa, Caroline Welby, cumprirá um intenso programa que lhe permitirá o encontro no dia 17 da parte da manhã, com líderes religiosos e ecuménicos, em Portugal.

Da parte da tarde às 14h30, a celebração da Eucaristia de abertura do 100.º Sínodo, terá lugar na Catedral de S. Paulo (ex Convento dos Marianos), em Lisboa, à Rua das Janelas Verdes, com a presença de numerosos convidados, entre eles o Sr. Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa e o Dr. Vera Jardim, Presidente da Comissão da Liberdade Religiosa.  A celebração será transmitida em direto nas plataformas digitais da Igreja Lusitana.

Seguindo a tradição Anglicana, a Eucaristia de abertura do 100.º Sínodo Lusitano será presidida pelo bispo diocesano, D. Jorge Pina Cabral. Após a celebração haverá um encontro entre o Arcebispo de Cantuária e o Presidente da República, para apresentação de cumprimentos, seguindo-se a primeira sessão do Sínodo, com a presença do clero e leigos, representantes das diversas paróquias, missões e organismos da Igreja e convidados. No domingo 18 de fevereiro, Justin Welby e sua esposa visitarão a Paróquia Lusitana da Sagrada Família, em Belas-Queluz, com celebração da Eucaristia às 10h30, seguida de visita ao trabalho social desenvolvido no Centro Social desta Paróquia.

Com o tema «Chamados à Esperança e Santidade - Testemunhar Juntos», o 100.º encontro Sinodal, marca uma etapa histórica no caminhar multisecular de uma Igreja que realizou o seu Sínodo fundador em 1880. A Sinodalidade é uma marca distintiva da Igreja Lusitana e do Anglicanismo, já que a Igreja é governada pelo Sínodo, órgão máximo, que é presidido pelo Bispo diocesano e no qual têm assento o clero e os representantes leigos das diversas paróquias e organismos eclesiais.

D. Jorge Pina Cabral, expressou a sua alegria por esta visita, que reconhece a presença histórica da Igreja Lusitana e o seu trabalho de Missão na sociedade portuguesa e que constitui também uma oportunidade de aprofundamento do trabalho ecuménico e inter-religioso em Portugal.

Centro Diocesano, Vila Nova de Gaia, 22 de janeiro de 2024

Para mais informações sobre a visita do Sr. Arcebispo de Cantuária e relação com os Media, contactar:

Reverendo Sérgio Alves (presbítero) - Tlm: 914687858

Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana

Email: centrodiocesano@igreja-lusitana.org

Facebook: www.facebook.com/igrejalusitana

Youtube: www.youtube.com/igrejalusitana (transmissão da Celebração)

Web : www.igreja-lusitana.org