Israel e Irão instados, para bem do mundo, a não fazer escalar a guerra

Arcebispo de Canterbury: O ataque de mísseis e drones do Irão a Israel é "errado"

Israel e Irão instados, para bem do mundo, a não fazer escalar a guerra

ALAMYO sistema de defesa aérea israelita Iron Dome, no centro de Israel, é lançado para intercetar mísseis disparados do Irão no domingo

Os líderes da Igreja juntaram-se a outros no apelo à contenção de Israel e do Irão no uso de armas. Segundo eles, novas ameaças após o ataque de um drone no domingo correm o risco de alargar o conflito no Médio Oriente.

O Arcebispo de Canterbury, nas redes sociais, afirmou que o ataque de mísseis e drones do Irão a Israel, no domingo, foi "errado".

"Arriscaram vidas de civis e agravaram as já perigosas tensões na região. Rezo pela paz e segurança do povo de Israel neste momento e apelo a todas as partes para que se contenham e actuem em prol da paz e da segurança mútua".

Mais de 300 mísseis e drones foram disparados do Irão, Iraque, Síria e Iémen, no que o Irão descreveu como uma retaliação ao ataque de Israel ao complexo diplomático iraniano em Damasco, no dia 1 de abril, no qual morreram um general e pelo menos 12 pessoas. Outros países, incluindo a Jordânia, um crítico da guerra de Israel em Gaza, ajudaram a destruir as armas antes de estas atingirem o seu alvo.

O Irão afirmou que o seu ataque era legítimo, em legítima defesa. Israel prometeu retaliar.

O Papa Francisco apelou também ao fim da "espiral de violência". Todas as nações devem "tomar o partido da paz" e ajudar os israelitas e os palestinianos a viver em dois Estados, lado a lado, em segurança, afirmou. "É o seu desejo profundo e legítimo, e é o seu direito! Dois Estados vizinhos".

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) apelou a Israel e ao Irão para que "sirvam os interesses da paz, das pessoas e do planeta, em vez do orgulho e da retaliação". Lançou uma série de apelos aos Estados Unidos e a outros governos para que actuem como "agentes de boa vontade". O CMI reiterou o seu apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza e à libertação dos detidos e reféns.

As organizações Quaker do Reino Unido e dos EUA também apelaram ao fim imediato dos combates e ao acesso humanitário "sem restrições" a Gaza. Para alcançar a paz, as injustiças passadas e contínuas devem ser resolvidas, disseram eles.

Embora o Presidente dos EUA, Joe Biden, tenha dito a Israel para "aceitar a vitória" e não retaliar, o seu gabinete de guerra continuou a debater na quarta-feira a sua resposta ao ataque do Irão. Os EUA e a UE estão a ponderar a imposição de sanções ao Irão.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lord Cameron, de visita a Israel na quarta-feira, afirmou que era evidente que Israel se preparava para atuar, mas esperava que "o fizesse de uma forma que contribuísse o menos possível para uma escalada".

O bispo anglicano de Norwich, o reverendo Graham Usher, partilhou esta semana uma atualização do Hospital Anglicano al-Ahli, no norte de Gaza, onde, há pouco mais de seis meses, estava a rezar com o pessoal. "No dia 4 de outubro, eu estava na Capela de São Filipe a rezar com o pessoal, sem saber que horrores me esperavam", publicou no X.

"Abençoados sejam os pacificadores. Abençoados sejam aqueles que cuidam dos doentes e feridos".

O combustível foi entregue ao hospital pela Organização Mundial de Saúde esta semana. O hospital estava a transbordar de doentes: tinham sido colocadas camas improvisadas na capela e na biblioteca. Muitos doentes estavam em estado crítico, com amputações e traumatismos graves, e necessitavam de tratamento em instalações especializadas, segundo os médicos.

In Church Times por REBECCA PAVELEY 17 de abril de 2024