porvoo out2023 1

Madrid e Toledo, Espanha, 10-13 outubro 2023

Vida na Eucaristia / A vida Eucarística nas nossas Igrejas

Comunicado

A Comunhão de Porvoo, que une as Igrejas Anglicanas na Grã-Bretanha, Irlanda e na Península Ibérica e as Igrejas Luteranas nos países nórdicos, no Báltico e na Grã-Bretanha, reuniu-se em Madrid, Espanha, em outubro de 2023 para a sua consulta temática sobre 'Vida em Eucaristia'. A reunião foi organizada pelo Reverendo Carlos López Lozano, Bispo da Igreja Espanhola Reformada Episcopal e membro do Grupo de Contato de Porvoo. Os representantes da Igreja Luterana das Ilhas Faroé foram calorosamente recebidos, a fim de iniciar um processo para se tornarem membros da Comunhão de Porvoo por direito próprio da Igreja, tendo estado anteriormente ligados através da Igreja da Dinamarca.

A consulta começou com uma eucaristia celebrada na Catedral do Redentor, liderada pelo Bispo Carlos López Lozano, e com a pregação do Rev.mo Dr. Michael Jackson, Arcebispo de Dublin e co-presidente anglicano do Porvoo Contact Group. Os participantes experimentaram uma hospitalidade generosa em vários encontros, organizados por Dom Carlos Lozano e membros da congregação da Catedral.

Os participantes foram introduzidos nos vários aspectos do contexto espanhol na sessão de abertura. Em primeiro lugar, foi entregue uma comunicação explicando a história e a teologia da liturgia eucarística moçárabe utilizada na Igreja Espanhola Reformada Episcopal, e que os participantes tinham vivido na noite anterior. Posteriormente, a situação das igrejas minoritárias num país maioritariamente católico romano e o panorama ecuménico resultante foram descritos em diversas contribuições.

Continuando os temas da primeira sessão, os efeitos da secularização na vida eucarística nas igrejas em Espanha foram discutidos na segunda sessão. Também foram apresentadas perspetivas anglicanas e luteranas sobre a vida eucarística, abordando o desafio de relacioná-las com as preocupações quotidianas das pessoas dentro e fora da Igreja.

No segundo dia, a questão do que significa viver uma vida sacramental em comunhão na Europa secularizada do século XXI foi explorada em diferentes contextos geográficos, com comunicações de Portugal, Estónia, Escócia e Finlândia, e seguida de discussão geral. A maioria das igrejas-membro de Porvoo refletiu que trabalham em contextos seculares e que partilhar a vida sacramental exige conhecer as comunidades aonde se inserem e, portanto, estar abertos a mudar a nossa própria prática sacramental. A prática sacramental na Comunhão em Porvoo deve inspirar a vida sacramental comum e um consequente compromisso com as realidades sofridas do mundo, como a crise climática, a privação social e as pessoas que vivem à margem.

À tarde, os participantes testemunharam a celebração do Dia Nacional Espanhol enquanto viajavam para Toledo para conhecer a “cidade das três religiões”. O Arcebispo Metropolitano de Toledo e Primaz da Espanha (Igreja Católica Romana), Francisco Cerro Chaves, recebeu o grupo na Catedral de Toledo, onde foram trocadas bênçãos e mensagens de amizade.

A consulta deu oportunidade para uma interessante discussão e reflexão sobre o que a Eucaristia significa para a vida das igrejas de Porvoo, tanto dentro dos seus próprios contextos como em conjunto como comunhão. Os futuros grandes encontros na Comunhão de Porvoo incluirão uma consulta aos líderes da Igreja sobre ambiente e escatologia na Suécia em 2024, e uma conferência teológica no País de Gales que marcará o 1700º aniversário do Credo Niceno em 2025, e a Reunião dos Primazes em 2026.

A Igreja Lusitana esteve representada neste encontro em Madrid pelo seu Bispo Diocesano D. Jorge Pina Cabral que fez uma apresentação intitulada «Da sacramentalidade da Criação à vida sacramental missionária» e pelo Presbítero Jaime Amadeu Dias.