O Palácio de Lambeth publicou a Liturgia para a Coroação de Sua Majestade o Rei Carlos III na Abadia de Westminster em 6 de maio.

 
O tema da Liturgia é “Chamados a Servir” refletindo o compromisso que Sua Majestade fará para servir a Deus e ao povo, e as décadas de serviço público do Rei e da Rainha.
 
A liturgia será um ato cristão de adoração que honra a antiga tradição de unção e coroação de monarcas. Também refletirá o papel do monarca, enquanto celebra o caráter da Grã-Bretanha como é hoje e olha para o futuro com esperança.
 
Por tradição de longa data, o Arcebispo de Canterbury autoriza uma nova liturgia para cada coroação. Encomendada pelo Reverendíssimo e Honorável Justin Welby, a nova Liturgia é baseada em textos antigos e elementos cerimoniais que se baseiam em muitos séculos de tradição. A Liturgia é centrada no tema do serviço amoroso aos outros, que é central para o ensinamento cristão e para o caráter da Monarquia contemporânea. A Liturgia é acompanhada por um Comentário encomendado pelo Arcebispo, que explica o significado cristão e o simbolismo dos elementos-chave do serviço.
 
A Liturgia da Coroação foi produzida em estreita consulta com Sua Majestade o Rei, e com o Governo de Sua Majestade em particular sobre os elementos constitucionais do serviço.
 
O serviço incluirá vários novos elementos que refletem esse tema de servir ao próximo, além de reconhecer e celebrar a contribuição de diversas comunidades para a nossa nação hoje. Pela primeira vez, membros de outras tradições religiosas desempenharão um papel ativo no culto.
 
Os cinco elementos do histórico Rito de Coroação Inglês ocorrerão em sua ordem tradicional:

O reconhecimento
O juramento
A Unção
A Investidura e a Coroação
A Entronização e Homenagem
 
Esses elementos ocorrerão dentro da estrutura tradicional de um serviço de Santa Ceia, incluindo orações e leituras da Bíblia. Suas Majestades o Rei e a Rainha receberão a Sagrada Comunhão durante o serviço.
 
A Liturgia da Coroação usará linguagem tradicional e textos da Bíblia King James, amada por milhões de anglicanos e outros cristãos em todo o mundo.
 
O serviço também refletirá as mudanças no Reino Unido desde a coroação de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em 1953, o caráter da Grã-Bretanha como é hoje e o papel da Igreja da Inglaterra na sociedade contemporânea.
 
Esses novos elementos foram escolhidos para expressar o tema do serviço amoroso que está no coração da fé cristã e da monarquia contemporânea, e para representar e celebrar a diversidade de nossa nação hoje. Eles incluem:
 
-na abertura do serviço, o Rei será saudado por um dos membros mais jovens da congregação – um coro da Capela Real – a quem o Rei dirá as palavras: “Em Seu nome e a Seu exemplo, não venho para ser servido, mas para servir”. Este novo elemento ressalta a importância dos jovens em nossa sociedade.
 
- em outro momento único na história das Coroações, o Rei rezará em voz alta na Abadia usando palavras especialmente escritas para a ocasião que refletem o dever e o privilégio do Soberano de servir a todas as comunidades.
 
- o Arcebispo de Canterbury selecionou uma nova Epístola para esta Coroação, que será Colossenses 1:9-17. Esta passagem foi escolhida para refletir o tema do serviço aos outros e o governo amoroso de Cristo sobre todas as pessoas e todas as coisas, que percorre esta Liturgia da Coroação. Seguindo a tradição recente de primeiros-ministros britânicos fazendo leituras em ocasiões de Estado - como chefe do governo da nação anfitriã - este será lido pelo primeiro-ministro Rishi Sunak.
 
- antes que o rei faça o juramento de coroação, em uma redação recém-escrita, o arcebispo de Canterbury explicará que a Igreja da Inglaterra procurará promover um ambiente onde “pessoas de todas as fés e crenças possam viver livremente”.
 
Pela primeira vez, o serviço de coroação incluirá outras línguas associadas às Ilhas Britânicas – com uma oração em galês e um hino (Veni Creator) cantado em galês, gaélico escocês e gaélico irlandês.
 
A homenagem dos pares foi substituída por uma Homenagem do Povo: aqueles que assistem e ouvem em casa e em outros lugares serão convidados a fazer sua homenagem compartilhando as mesmas palavras - um coro de milhões de vozes habilitado pela primeira vez na história a participar deste momento solene e alegre.
Bispos do sexo feminino participarão da coroação pela primeira vez. A Reverendissima Sarah Mullally DBE, Bispo de Londres; A Reverendaissima Rose Hudson-Wilkin, Bispo de Dover e Bispo de Canterbury; e o Reverendissimo Dr. Guli Francis-Dehqani, Bispo de Chelmsford, desempenharão um papel no Serviço de Coroação.
 
Para refletir a Comunhão Anglicana global, o Arcebispo Anglicano em Jerusalém participará da Unção apresentando o Óleo do Crisma da Coroação ao Arcebispo de Canterbury, completando assim sua jornada de onde foi consagrado na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém.
 
A apresentação da Regalia será feita pelos membros da Câmara dos Lordes, bem como pelos Bispos Seniores da Igreja da Inglaterra.
 
Pela primeira vez, alguns desses itens – aqueles que não têm significado ou simbolismo cristão – serão apresentados por Pares que pertencem a diferentes tradições religiosas: judaísmo, islamismo, hinduísmo e sikhismo.
No final da procissão no encerramento do serviço, antes de Sua Majestade seguir para o Gold State Coach, o Rei receberá e reconhecerá uma saudação falada entregue em uníssono por Representantes das comunidades judaica, hindu, sikh, muçulmana e budista.
 
O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, disse hoje:
 
“A coroação é antes de tudo um ato de adoração cristã. Os sinais, símbolos e linguagem que usamos lembram-nos que o nosso Deus é o Rei Servo. Por sua unção neste serviço, Sua Majestade o Rei Carlos III é designado para cumprir a sua vocação de serviço e dever para com todos nós. Este é o caráter da realeza hoje. Nesta pesada responsabilidade, o rei será apoiado pelo serviço leal de sua esposa, a rainha Camilla.
 
“Estou muito feliz que o serviço reconheça e celebre a tradição, falando sobre a grande história de nossa nação, os nossos costumes e aqueles que vieram antes de nós. Ao mesmo tempo, o serviço contém novos elementos que refletem a diversidade da nossa sociedade contemporânea. É minha oração que todos os que participam deste serviço, sejam eles de fé ou não, encontrem a sabedoria antiga e a nova esperança que traz inspiração e alegria.”
 

Traduzido e adaptado da nota emitida pelo Palácio de Lambeth constante no site The Church of England

Liturgia para a Coroação de Sua Majestade o Rei Carlos III

Mais informação sobre a Coroação

 

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.