Downlaod PDF

DECLARAÇÃO DO III ENCONTRO

DA REDE LUSÓFONA DA COMUNHÃO ANGLICANA

“Alegrem-se com os que estão alegres e chorem com os que choram.

Vivam em harmonia de sentimentos”

(Romanos 12,15)

O III Encontro da Rede Lusófona da Comunhão Anglicana reunido sob a orientação do Espírito Santo, na cidade do Porto, Portugal, de 22 a 27 de Novembro de 2017, congregou 35 pessoas, entre delegados e convidados, incluindo bispos, clérigas, clérigos e pessoas leigas das Dioceses dos Libombos e Niassa (Moçambique) e de Angola da Província Anglicana do Sul da África, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB),da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Portugal). Juntas estas Igrejas e dioceses representam já cerca de 500.000 pessoas.

Este Encontro decorreu com a parceria e o apoio da Anglican AllianceUSPG (United Society Partners in the Gospel), MANNA ( Mozambique and Angola Anglican Association), ALMA (Angola, London, Mozambique Association), Green Anglicans (Rede Ambiental da Igreja Anglicana do Sul da Africa) e Fundo do Arcebispo de Cantuária. Representantes destes organismos anglicanos estiveram presentes e participaram ativamente nos trabalhos do Encontro.

Foi lida e acolhida com alegria uma carta de bênção e de encorajamento à Rede Lusófona enviada pelo Sr. Arcebispo de Cantuária Justin Welby e uma saudação do Secretário-geral da Comunhão Anglicana Arcebispo Dr. Josiah Idowu Fearon. Esteve presente no encontro o Bispo Anthony Poggo, assessor do Arcebispo de Cantuária para os assuntos da Comunhão Anglicana que apresentou algumas das iniciativas futuras mais significativas da Comunhão Anglicana.

Mais uma vez o encontro foi um importante espaço de celebração, partilha e reflexão, com momentos devocionais e eucarísticos, sessões plenárias, partilha em grupos, estudos bíblicos, visita ao trabalho social desenvolvido pela Igreja Lusitana, e celebração dominical com as paróquias e comunidades locais. No decorrer do Encontro esteve patente uma exposição denominada de «Anglicanismo em Português – Abraço de três Continentes» que fez memória do caminho histórico percorrido entre as Igrejas lusófonas.

Na agenda de trabalho tiveram destaque os seguintes temas: (a) os jovens e as mulheres na missão da Igreja; (b) educação cristã e formação teológica; (c) diaconia e cuidado com a Criação e (d) a comunicação

Reconhecendo a Língua Portuguesa como veículo de cultura e principalmente de relação, partilhamos o sentir daquilo que são as nossas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades. Desta reflexão reconhecemos que dos nossos choros e alegrias, muitas são as oportunidades de missão que juntos podemos desenvolver numa Rede que se quer com uma voz e uma ação cada vez mais profética.

Assumindo esta necessidade de sermos uma voz mais visível de comunhão dentro da Comunhão, a Rede Lusófona estabeleceu a dimensão da comunicação como uma nova área de missão conjunta. De entre as decisões que foram tomadas destacamos:

1 - Diaconia e cuidado com a Criação:

- Foi renovado o compromisso das igrejas com o cuidado e a integridade da Criação e do Meio Ambiente, tendo cada Igreja designado um representante para integrar o grupo de trabalho lusófono da organização Green Anglicans ;

- Cada Igreja irá apontar um responsável pela área de trabalho diaconal e desenvolvimento social para a partilha dos projetos já existentes e futuros intercâmbios de colaboração. Foi bem acolhida a possível participação de jovens das Igrejas no desenvolvimento dos projetos sociais em curso nomeadamente em África;

2- Educação Cristã e Formação Teológica

- Colaboração da JUNET (Junta Nacional de Educação Teológica – IEAB) para a elaboração do plano de educação teológica para o futuro Seminário das dioceses de Libombos e Niassa. (Moçambique) e partilha com as restantes Igrejas do curso de «Introdução ao Anglicanismo» em modo de formação à distância (e-learning);

- Colocação on-line de recursos de formação teológica e de educação cristã já existentes em português, nomeadamente ao nível da Escola Dominical, preparação de jovens e catecumenato de adultos;

3 - Jovens e mulheres

- Intercâmbio de experiências e de voluntários na área de evangelização e discipulado intencional entre mulheres e jovens;

4 – Comunicação

- Criação de uma página em português para a Rede Lusófona no site oficial da Comunhão Anglicana (www.anglicancommunion.org) e de um Facebook próprio da Rede Lusófona;

- Instituição no Domingo da Festa de Cristo Rei (último Domingo do Calendário Litúrgico) do Dia da Rede Lusófona da Comunhão Anglicana;

5 – Coordenação da Rede Lusófona

Ficou assim constituído o grupo de coordenação:

- Bispo Jorge Pina Cabral (Portugal)

- Reverendo Garcia Kazailawoko (Angola)

- Reverendo António Nhaca (Diocese dos Libombos, Moçambique)

- Bispo Vicente Msosa (Diocese de Niassa, Moçambique)

- Reverenda Magda Guedes Pereira (Brasil)

No final do III Encontro os participantes solicitam às Igrejas Lusófonas e seus responsáveis que assumam desde já, nos seus planos de Missão e Orçamentos Diocesanos e Provinciais os necessários recursos financeiros, humanos, materiais e espirituais que permitam assegurar as áreas de trabalho assumidas pela Rede Lusófona.

A realização do IV Encontro da Rede Lusófona foi apontada para os anos de 2021 ou 2022 e a ter lugar em África.

Oração de Ação de Graças e Compromisso

Senhor Deus:
agradecemos-Te por nos teres chamado
a fazer parte da Rede Lusófona da Comunhão Anglicana
e dos que procuram obedecer à Tua vontade;
que o teu Espírito nos guie e fortaleça
na missão e no serviço aos três continentes onde estamos presentes,
não como pessoas desconhecidas e indiferentes entre si,
mas como companheiras e amigas