Pela primeira vez, um Arquivo público português vai disponibilizar em linha a colecção completa de um periódico de uma minoria religiosa.

Trata-se do Igreja Lusitana, um importante jornal fundado e dirigido por Diogo Cassels e que contém numerosos textos e notícias de interesse para a história de Vila Nova de Gaia, com destaque para as igrejas e escolas do Torne e do Prado e outras comunidades lusitanas e protestantes.

A digitalização da colecção, que integra mais de meio milhar de exemplares, bem como de outros periódicos, foi efectuada pelos serviços técnicos do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, de Vila Nova de Gaia, ao abrigo de um protocolo de colaboração entre esta Autarquia e a Igreja Lusitana.

Futuramente o Arquivo Histórico da Igreja Lusitana irá também desenvolver um portal para disponibilização destes recursos, mas entretanto, e já a partir de hoje a colecção do Igreja Lusitana poderá ser consultada ou descarregada em

Arquivo Histórico da Igreja Lusitana