DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO
(1 de SETEMBRO)
ABRE «TEMPO DA CRIAÇÃO»
CRISTÃOS ORAM E CUIDAM EM CONJUNTO PELA CRIAÇÃO

Anglicanos, Católicos Romanos, Cristãos Ortodoxos e de outras Igrejas estão a ser chamados a juntarem-se no Dia Mundial de Oração pela Criação a 1 de Setembro e a utilizarem o período de tempo até à festa de S. Francisco de Assis a 4 de Outubro, como um Tempo da Criação.

O anterior Patriarca Ecuménico Demetrios introduziu o Tempo da Criação em 1989 nas Igrejas Ortodoxas. No ano passado o Papa Francisco designou o dia 1 de Setembro como o dia anual de Oração Mundial pela Criação e este ano apelou aos Católicos a «juntarem-se a todos os cristãos» no Tempo da Criação.

O apelo do Papa reforça o apelo do Conselho Consultivo Anglicano (CCA) feito em 2009 para que as províncias anglicanas «celebrem uma estação litúrgica pela Criação enquanto parte integrante do padrão de oração e ensino do ano eclesial», também em 2012, o CCA solicitou às províncias anglicanas em todo o mundo que «considerem incluir uma estação da Criação no calendário litúrgico».

Em carta enviada ao Clero e povo da Igreja Lusitana, D. Jorge Pina Cabral, Bispo da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), apelou a que as paróquias, comunidades e famílias lusitanas se insiram ativamente neste movimento internacional e ecuménico de oração pela Criação juntando à oração pequenos/grandes gestos de compromisso concreto e local pela Salvaguarda da Criação de Deus.

Neste sentido, a Igreja Lusitana providenciou já material de oração e litúrgico a ser utilizado comunitária e individualmente (Tempo da Criação).

[Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana – 29 de Agosto 2016]

Oração pela Preservação do Ambiente

Ó Deus, soberano e Senhor,
Criador e conservador da Terra:
Tu, que deste aos homens domínio sobre os seus recursos,
perdoa-nos o desperdício que fazemos dos teus dons;
ensina-nos a poupá-los e usá-los rectamente,
ao serviço de todo o teu povo.
Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Ámen
.

(in LIL da Igreja Lusitana)

Video: Sr Arcebispo de Cantuária Justin Welby