MENSAGEM DO SÍNODO DA IGREJA LUSITANA

O 96º Sínodo da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica reuniu-se na Paróquia do Bom Pastor, Vila Nova de Gaia, de 9 a 11 de Junho de 2016, inspirado na instrução de Jesus aos discípulos na última ceia: «Se vocês derem muito fruto e mostrarem que são meus discípulos, a glória do meu Pai será manifestada» (S. João 15,8), de onde foi retirado o lema IGREJA: COMUNIDADE DE DISCÍPULOS QUE FAZ DISCÍPULOS E GLORIFICA A DEUS.

Da agenda dos trabalhos constaram, entre outros assuntos, a apreciação de relatórios de órgãos administrativos e dos diferentes departamentos e instituições particulares de solidariedade social da Igreja, para além de eleições para os diferentes cargos. Estiveram presentes membros do clero, representantes leigos das paróquias da Igreja e dos diferentes órgãos diocesanos. Participaram também convidados representando o Conselho Mundial de Igrejas, a Convocação das Igrejas Episcopais na Europa, a Igreja Espanhola Reformada Episcopal, a sociedade missionária US/USPG, para além de instituições portuguesas como as Igrejas Metodista e Presbiteriana, a Igreja Católica Romana e a Sociedade Bíblica de Portugal.

O tema do Sínodo foi aprofundado pelo Bispo Diocesano, D. Jorge Pina Cabral. A narrativa que o evangelista São João nos deixou das palavras com que Jesus se despediu do seu grupo mais próximo é inspiradora e desafiante. Mais que um mero registo histórico, naquele texto – segundo D. Jorge - “é Jesus que hoje aqui e neste momento se nos dirige. Fala-nos como seus discípulos queridos, capazes de darem fruto de forma a que a glória de Deus Pai seja manifestada no tempo de hoje e entre os nossos contemporâneos”.

No decorrer dos trabalhos, foram apreciados diversos relatórios que espelham a atividade da Igreja nos domínios mais diversos, desde o ministério e a pastoral às questões de património e finanças, passando pelo cuidado que vem sendo posto na conservação dos registos históricos, até ao rico projeto de catecumenato que se vem revelando através do Curso Peregrino, que envolve já perto de centena e meia de pessoas em apenas cerca de meio ano de funcionamento. Entre outros assuntos foram também tratados aspetos relacionados com as áreas de comunicação, formação e projetos da Igreja, bem como questões da  pastoral e ação dos jovens, tendo sido aprovada a constituição de um secretariado diocesano da juventude, visando o desenvolvimento do trabalho juvenil ao nível de toda a diocese, bem como a representação da juventude lusitana a nível ecuménico.

Tanto a nível nacional como internacional destacou-se o envolvimento da Igreja Lusitana em diversas organizações de âmbito anglicano, ecuménico e inter-religioso. No quadro da Comunhão Anglicana mereceu nota o recente reconhecimento da Rede Lusófona da Comunhão Anglicana, uma nova área de trabalho e missão que abrange uma comunidade de 350.000 pessoas, anglicanos de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique e que é coordenada pelo bispo da Igreja Lusitana. Em Portugal, tem havido trabalho ecuménico regular no âmbito do Conselho Português de Igrejas Cristãs, Fórum Ecuménico Jovem e Comissão Ecuménica do Porto, para além da participação em diversos eventos inter-religiosos, designadamente no quadro do Alto Comissariado para as Migrações.

Tendo os trabalhos do Sínodo decorrido durante o feriado de 10 de Junho, dia em que Portugal celebra o sentido da sua nacionalidade, seja no espaço das suas fronteiras históricas, seja na dimensão alargada da diáspora das comunidades portuguesas no mundo, foi significativa a evocação do compromisso assumido, através do COPIC, com a Plataforma de Apoio aos Refugiados. Testemunhando o amor de Cristo entre um povo que a história habituou a ter de partir em várias ocasiões, como sucede nos últimos anos em consequência da crise económica e da falta de emprego, a Igreja Lusitana sente como dever de amor participar no acolhimento fraterno àqueles a quem a guerra, a insegurança ou a fome expulsam também dos seus países.

O lema IGREJA: COMUNIDADE DE DISCÍPULOS QUE FAZ DISCÍPULOS E GLORIFICA A DEUS quis recordar , nas palavras do Bispo Diocesano que “fazer novos discípulos e fortificar a fé deve ser algo de natural e não de excecional no contexto da missão da Igreja diocesana e das paróquias em particular (…). Neste sentido é importante que a Igreja assuma desenvolver novos pontos de missão onde o Espírito Santo nos chamar a fazê-lo. (…) Pontos de missão em casa de famílias, em cidades onde a Igreja Lusitana ainda não está presente, em contextos de trabalho, de ensino e de serviço carentes do anúncio do Evangelho. Leigos e clero da Igreja, juntos na sua condição de batizados, são chamados a esta missão”.

Na celebração eucarística de encerramento do 96º Sínodo Diocesano, Festa de São Barnabé, discípulo, apóstolo e mártir, foram ordenados ao presbiterado os diáconos Ilma Rios e Eduardo Júnior. Dando graças ao Senhor por este sinal de renovação e reforço do ministério sacramental, nas comunidades onde aqueles presbíteros servem o povo de Deus, a Igreja Lusitana reconhece nele a chamada de Deus a um maior testemunho do Seu Amor.

Fotos do Sínodo:  9 de junho  - 10 de junho