De 11 a 16 de Janeiro de 2016 os 37 Primazes da Comunhão Anglicana estarão reunidos em Cantuária (Inglaterra) sob a orientação do atual Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, para refletirem e orarem sobre o futuro desta Comunhão de Igrejas. O encontro será uma oportunidade para discutirem face a face, assuntos chave, incluindo a revisão das estruturas da Comunhão Anglicana e decidirem em conjunto uma aproximação à próxima Conferência de Lambeth (reunião mundial de todos os bispos da Comunhão Anglicana).

A agenda do encontro, construída em conjunto pelos Primazes, incluirá assuntos ligados à violência religiosa, à proteção das crianças e dos adultos vulneráveis, ao meio ambiente e à sexualidade humana.

Referindo-se ao atual momento da Comunhão Anglicana, o sr Arcebispo de Cantuária afirmou : «As diferenças entre as nossas sociedades e culturas, tal como a rapidez das mudanças culturais em muito do Norte global, tentam-nos desunir enquanto cristãos: mas a orientação da Escritura, a oração de Jesus, a tradição da Igreja e a nossa compreensão teológica requerem a nossa unidade. A família Anglicana no século 21 deve conter espaço para profundo desacordo, e mesmo mútuo criticismo, desde que juntos nos mantenhamos fiéis à revelação de Jesus Cristo».

Pedem-se as orações de todos os cristãos por este encontro e pelo seu bom desenrolar. Uma Litania de Oração própria foi elaborada neste sentido.

Link: Litania de Oração