Arcebispo de Cantuária Justin Welby:

«É necessário um cessar-fogo imediato para evitar a fome em Gaza»

Por FRANCIS MARTIN 22 de março de 2024 in Church Times

gaza22032024

Foto: Pessoas procuram ajuda alimentar em Rafah, no sul de Gaza, na quinta-feira

O Arcebispo de Cantuária reiterou os apelos a um cessar-fogo imediato em Gaza, numa altura em que a preocupação mundial com a fome continua a aumentar.

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chegou a Israel na sexta-feira de manhã, no âmbito dos esforços diplomáticos para assegurar um cessar-fogo e garantir um maior acesso dos comboios de ajuda a Gaza.

Ainda na sexta-feira, um projeto de resolução dos EUA deverá ser analisado pelo Conselho de Segurança da ONU. Pela primeira vez, os EUA apoiam os apelos a um cessar-fogo imediato, embora uma resolução alternativa, apresentada por dez membros do Conselho, apresente o caso em termos mais explícitos.

Na quinta-feira à tarde, numa declaração, o Arcebispo Welby afirmou: "A única solução efectiva para esta situação catastrófica é um cessar-fogo imediato, a libertação de todos os reféns e o acesso humanitário sustentado para o fornecimento de bens e serviços essenciais aos necessitados".

O Arcebispo sublinhou a iminência da fome em Gaza, referindo-se aos avisos da Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar : "Para alguns, já é demasiado tarde - as crianças estão a começar a morrer de fome e desidratação».

"Estas mortes e as condições de fome em Gaza não são o resultado de uma catástrofe natural inesperada - são provocadas pelo homem", afirmou.

Descrevendo Israel como "a potência ocupante" em Gaza, o Arcebispo Justin Welby afirmou que "todas as partes num conflito devem permitir e facilitar a passagem rápida e desimpedida de ajuda humanitária para os civis necessitados".

"É inaceitável que o número de camiões de ajuda humanitária que entraram em Gaza em março - uma média de 169 por dia - continue significativamente abaixo da capacidade operacional dos postos fronteiriços de Rafah e Karem Abu Salem (Kerem Shalom)", escreveu.

O Arcebispo Justin acrescentou que as vias alternativas para fazer chegar a ajuda ao território, incluindo por via aérea e marítima, eram "pouco susceptíveis de satisfazer as necessidades humanitárias urgentes e monumentais da população faminta de Gaza".

Segundo o responsável, as descargas aéreas de pacotes de ajuda danificaram os painéis solares do hospital Al-Ahli, gerido pelos anglicanos, no norte de Gaza, o que afectou a capacidade energética do hospital.

Na sexta-feira, os governos do Reino Unido e da Austrália apelaram também a um "cessar imediato dos combates em Gaza para permitir o escoamento da ajuda e a libertação dos reféns". Uma declaração conjunta assinada pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa do Reino Unido e da Austrália descreve esta medida como um "passo crucial para um cessar-fogo permanente e sustentável" e apela a todas as partes para que respeitem o direito humanitário internacional.

Traduzido 22 de março 2024 do Church Times pelo Departamento de Comunicação da Igreja Lusitana