Diocese Anglicana de Jerusalém apoia o acesso

das pessoas vulneráveis aos serviços de saúde e educação na Terra Santa

(texto da Anglican Alliance a 18 de março de 2024)

O Hospital Al Ahli está a prestar cuidados médicos aos pacientes, bem como abrigo e necessidades básicas para os membros da família no seu complexo.

foto jerusalem

Foto cedida pela Diocese de Jerusalém

Nos últimos meses, a Diocese Anglicana de Jerusalém tem trabalhado incessantemente para apoiar as pessoas que enfrentam o impacto da guerra entre Israel e o Hamas. A Diocese está a trabalhar através das suas instituições de saúde e de educação na Terra Santa para proporcionar acesso a serviços às pessoas mais vulneráveis, física, psicológica e financeiramente afectadas pelo conflito. Tem sido um privilégio para a Aliança Anglicana acompanhar a Diocese nesta altura. A Aliança ajudou a reunir um consórcio de múltiplos parceiros de toda a Comunhão para apoiar a resposta humanitária da Diocese.

Com a violência contínua, as deslocações, a escassez de abastecimento e a perda de meios de subsistência a afetar as comunidades da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, a Diocese de Jerusalém identificou os cuidados de saúde e a educação como prioridades que se baseiam nos seus pontos fortes institucionais. Para além de apoiar a continuidade dos serviços de saúde no Hospital Al-Ahli da Diocese, no norte de Gaza, esta iniciativa também apoia o acesso aos cuidados de saúde para as pessoas vulneráveis na Cisjordânia, no Hospital de São Lucas, em Nablus, e na Clínica Penman, em Jenin, juntamente com a manutenção do acesso à educação para as crianças cujas famílias estão a perder rendimentos devido ao conflito.

O Reverendo Hosam Naoum, Arcebispo da Diocese Anglicana de Jerusalém, partilhou o seu apreço pela oração e pelo apoio que tem vindo de toda a Comunhão Anglicana: "Estamos gratos pelo apoio de todos aqueles que contribuíram para apoiar o nosso Hospital Al Ahli em Gaza, que, por um milagre de Deus, permaneceu aberto durante a guerra para servir as centenas de doentes e feridos que passam pelos seus portões todas as semanas."

O Arcebispo Hosam acrescentou: "Por favor, continuem a rezar e a defender todos os que sofrem na Terra Santa, enquanto procuramos uma paz justa e duradoura na mesma terra onde o nosso Senhor Jesus Cristo tomou a sua cruz por nós."

Sawsan Aranki Batato, responsável pelo desenvolvimento de programas na Diocese de Jerusalém, afirmou: "A guerra dilacerou comunidades e famílias e já teve um impacto devastador nas infra-estruturas de saúde, e sabemos que será necessário muito tempo para responder plenamente às necessidades em evolução". Este trabalho está "a começar a ajudar as pessoas que fugiram a curar e a restaurar as suas vidas e meios de subsistência destroçados. À medida que a violência continua, o mesmo acontece com as necessidades urgentes cada vez maiores".

A Dra. Suhaila Tarazi, Directora do Hospital Al-Ahli do Norte de Gaza, falou recentemente ao Anglican Journal no Canadá. Reflectindo sobre a situação, a Dra. Suhaila disse: "As pessoas, mesmo nos dias de hoje, estão a passar por outra guerra: não só os bombardeamentos aéreos, marítimos e terrestres, mas também a insegurança alimentar aguda e o risco de fome está para breve. E esta situação reflecte-se diretamente no trabalho do Ahli Arab Hospital". E acrescentou: "Nunca perdemos a esperança e estamos à espera de um cessar-fogo porque na guerra não há vencedores".

A Organização Mundial de Saúde informa que conjuntamente com os seus parceiros "completaram recentemente uma missão aos hospitais Al-Ahli Arab e Al-Sahaba no norte de Gaza. Ambos os hospitais estão a funcionar com capacidade limitada e carecem de combustível, pessoal especializado, medicamentos anestésicos, antibióticos e dispositivos de fixação interna. Entregámos artigos ortopédicos e de traumatologia para 150 pacientes e 13 000 litros de combustível ao hospital árabe de Al-Ahli... Precisamos de um acesso sustentado e seguro às instalações de saúde, a fim de lhes fornecer regularmente os cuidados de saúde urgentemente necessários para salvar vidas".

A Aliança Anglicana reuniu um consórcio de parceiros internacionais de toda a Comunhão Anglicana para responder a um apelo humanitário específico da Diocese de Jerusalém. Este apelo conjunto está a angariar fundos para ajudar as pessoas vulneráveis a aceder a serviços de saúde e educação de qualidade através das instituições diocesanas, incluindo fundos para o seguinte :

- Custos dos serviços médicos para doentes vulneráveis em ambulatório no Hospital Al-Ahli em Gaza, bem como no Hospital de São Lucas em Nablus e na Clínica Penman em Jenin, na Cisjordânia.

- Custos dos serviços médicos prestados aos doentes vulneráveis internados nos hospitais.

- Assistência às pessoas deslocadas ou afectadas economicamente pelo conflito na Cisjordânia, especialmente para garantir que as crianças continuem a receber uma educação de qualidade, com apoio psicossocial.

- Serão identificadas outras necessidades à medida que a situação evoluir.

Por favor, continuem a manter a Diocese de Jerusalém e o povo da Terra Santa nas vossas orações e apoiem este apelo se puderem.

Oração pela Terra Santa

pelo Arcebispo Anglicano Hosam Naoum de Jerusalém

Ó Deus de toda a justiça e paz,

clamamos-Te no meio da dor e do trauma

da violência e do medo que prevalecem na Terra Santa.

Fica com aqueles que precisam de Ti nestes dias de sofrimento;

oramos pelas pessoas de todas as religiões;

judeus, muçulmanos e cristãos - e por todos os habitantes da terra.

Enquanto Te pedimos, Senhor,

pelo fim da violência e pelo estabelecimento da paz,

pedimos-Te também que tragas justiça e equidade aos povos.

Guia-nos para o teu Reino, onde todas as pessoas

sejam tratadas com dignidade e honra como teus filhos

pois para todos nós Tu és o nosso Pai Celestial.

Em nome de Jesus, oramos. Ámen