cop28 anglicanos

Anglicanos presentes e comprometidos na COP28

Muitas igrejas anglicanas estão em comunidades que enfrentam as realidades da crise climática todos os dias, e nossa presença na COP28 é para articular esperança, justiça e a voz dos mais vulneráveis. Um grande agradecimento à equipe da Aliança Anglicana (especialmente Nicholas Pande, Joel Kelling e Elizabeth Perry) e à Rede Ambiental da Comunhão Anglicana, que trabalham arduamente durante todo o ano para manter a justiça ambiental no topo da agenda da Comunhão e apoiar as igrejas em suas ações ambientais.

Na COP deste ano, as/os anglicanas/os estão pedindo:

Uma transição justa: compromisso na COP28 de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, mais rapidamente nos países mais poluentes, garantindo o diálogo com os setores afetados e superando as barreiras às transições nos mercados emergentes.

Construção de resiliência em comunidades vulneráveis: dobrar o financiamento para adaptação, trabalhar estrategicamente com grupos religiosos que já estão em comunidades vulneráveis e garantir que mulheres, jovens e indígenas estejam na mesa de negociações.

Financiamento justo: os países que fizeram pouco para causar a mudança climática não deveriam ter que pagar pelos danos que ela causa ou pelas mudanças necessárias para limitá-la. Isso exige ação imediata (pagamento ao fundo de perdas e danos acordado na COP27) e mudanças de longo prazo (reforma dos sistemas financeiros que geram dívidas e desigualdade).

Talvez você tenha interesse em compartilhar nossos apelos com sua igreja ou político - um guia simples de advocacy será disponibilizado em breve em nosso site.

A delegação deste ano para a COP inclui (graças a Tyler por organizar todas as nossas viagens!):

Arcebispo Julio Murray - Bispo do Panamá e líder da Comunhão Anglicana em mudanças climáticas

Arcebispo Hosam Naoum - Arcebispo de Jerusalém e Primaz da Igreja Episcopal em Jerusalém e no Oriente Médio

Agnes Lam - Co-Presidente do Comitê da 5ª Marca da Missão da Rede de Jovens da Comunhão Anglicana

Nicholas Pande - Líder de Resiliência e Resposta a Desastres da Aliança Anglicana e Líder de Políticas Ambientais da ONU

Eles terão o apoio de Joel Kelling, do Rev. Cônego Dr. Don Binder, Capelão do Arcebispo de Jerusalém e do Oriente Médio, e Martha Jarvis (ACOUN).