Nota de pesar pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI

«Eu sou a ressurreição e a vida. O que acredita em mim, mesmo que morra, há-de viver. E todo aquele que está vivo e acredita em mim, nunca mais há-de morrer.» (João 11, 25-26)

No contexto do funeral do Papa Emérito Bento XVI a ter lugar, hoje, dia 5 de janeiro, na praça de S. Pedro em Roma, a Comissão Executiva da Igreja Lusitana da Comunhão Anglicana, torna pública uma nota de pesar pelo falecimento deste dedicado servo de Deus e anterior Bispo de Roma. No desenvolvimento do seu pontificado, e em tempos de aceleradas mudanças culturais, Bento XVI contribuiu, enquanto grande teólogo, para o aprofundamento da abertura entre a fé e o mundo da cultura e da arte, apelando ao diálogo e à cooperação, como via de comunicação ao mundo moderno da Verdade única presente na pessoa de Jesus Cristo. A sua renúncia ao pontificado expressou um ato de profunda humildade perante Deus e o mundo e abriu portas a uma nova fase na vida da Igreja que sempre amou e soube servir.

No mês em que iremos celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e assumindo a nossa reconhecida união batismal na pessoa de Jesus Cristo, expressamos a todos os irmãos e irmãs, da Igreja Católica Romana, sentidas condolências sustentadas na esperança firme na ressurreição para a vida eterna.

Centro Diocesano, Vila Nova de Gaia, 5 de janeiro de 2023.

P ’la Comissão Executiva da Igreja Lusitana, + Jorge Pina Cabral, bispo diocesano