Subscreva a Newsletter da Igreja Lusitana
.



Chamados a ser jardineiros de Deus
 

A Paróquia Lusitana do Salvador do Mundo, acolheu no dia 21 de setembro, a Celebração Ecuménica, inserida no Roteiro Ecuménico de Oração, promovido pela Comissão Ecuménica do Porto, para assinalar o “Tempo da Criação”, celebrado mundialmente entre 1 de Setembro e 4 de Outubro.
 
Responsáveis eclesiais de 6 confissões Cristãs estiveram presentes numa Celebração, que contou com mais de sessenta Irmãos das várias comunidades. A homília, foi da responsabilidade da Pastora Maria Eduarda Titosse, da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal que a todos tocou com a sua mensagem e desafiou a “ser jardineiros de Deus”, cuidando responsavelmente do jardim que é a criação de Deus.
 
Nesta fase do caminhar da humanidade, os Cristãos, têm particular responsabilidade na construção da justiça climática e seus efeitos. Não é possível adiar mais e ignorar os gemidos da Irmã e Mãe terra. Não se pode hipotecar mais a vida das novas gerações!
O Tema “Escutar a voz da Criação” é muito sugestivo e profundo. O ato de escutar e a fé, estão intimamente ligados. Sem ouvir, escutar e sem existir um esforço para compreender a mensagem, inviabiliza-se a compreensão, a comunicação e consequente ação. Hoje, muitas pessoas sentem-se perdidas entre tantas mensagens de medo, destruição e morte! Escutemos e, como Cristãos, com Fé, sejamos voz!
Perante os desafios ecológicos que enfrentamos, precisamos de escutar, ouvir a Criação, a Palavra de Deus e, na ação do Espírito Santo, converter ações e corações, responder com Fé, na Palavra e na Ação, com ânimo que não se consome, tal como o fogo da sarça ardente.
Saibamos apoiar e implementar o que de bom a inovação e desenvolvimento em matéria de ecologia está a ser alcançado e são tantos os sinais do bem que se pode fazer. Nesse sentido, foi partilhado, num gesto fraterno, um lápis ecológico que no fim do seu uso, pode ser plantado para dar vida, através de sementes que tem no seu topo.
 
A Comissão Ecuménica do Porto

Mais informação em www.ecumenismoporto.org

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.