Há mais de cem anos, um homem era, ao mesmo tempo, ator e testemunha de um tempo diferente que não há muito se iniciara: o da diferenciação religiosa e da liberdade de cada um escolher a forma de cultuar a Deus e viver a sua fé…
A Reforma em Portugal (1908), de Diogo Cassels, é um testemunho fiel e vibrante dos começos da Igreja Lusitana e das outras confissões religiosas no último terço do século XIX.
No âmbito das comemorações do 150º aniversário da fundação da igreja do Torne (1868) a Igreja Lusitana, através do Arquivo Histórico e Instituto Anglicano de Estudos Teológicos, procedeu à reedição desta obra, inaugurando a coleção «Documenta Lusitana». A obra, será apresentada em Lisboa (Universidade Católica Portuguesa) no dia 19 de novembro pelas 18h00 com a participação do Dr. António Manuel Silva e o Bispo D. Jorge Pina Cabral.

Programa:

19 de Novembro de 2019, Lisboa, CEHR-UCP
O «REFORMADOR» DIOGO CASSELS (1844-1923): BIOGRAFADO E BIÓGRAFO DO SEU TEMPO ·  NOVIDADES EDITORIAIS NA HISTORIOGRAFIA DO PROTESTANTISMO
António Manuel S. P. Silva
Instituto Anglicano de Estudos Teológicos/Arquivo Histórico da Igreja Lusitana
D. Jorge de Pina Cabral
Bispo Diocesano da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana)
Paulo Fontes
Diretor do CEHR-UCP

Diogo Cassels, uma biografia revisitada
Timóteo Cavaco
Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo

Diogo Cassels, biógrafo do seu tempo
Rita Mendonça Leite
CEHR-UCP

Debate com a assistência
A HISTORIOGRAFIA DO PROTESTANTISMO. DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Moderação:
Rúben Baptista de Oliveira
Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo

19:15 encerramento

A obra encontra-se já disponivel no Centro Diocesano e em distribuição comercial.