Consulta dos Líderes das Igrejas da Comunhão de Porvoo
“A Voz da Igreja na praça pública”
PORTO - 10 a 12 de outubro de 2019

Representantes das Igrejas da Comunhão de Porvoo reuniram-se na cidade do Porto, Portugal, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2019, para uma consulta sobre 'A Voz da Igreja na Praça Pública'. Esta consulta realizou-se no Seminário de Vilar, no Porto, onde os delegados foram recebidos por D. Jorge Pina Cabral, Bispo da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica. A relação de comunhão entre as nossas igrejas foi fundamentada e tornada visível na nossa reunião de oração, celebração da Eucaristia, debates e comunhão fraterna. O Bispo Sifredo Teixeira da Igreja Evangélica Metodista Portugesa, e o D. Armando Esteves Domingues, bispo auxiliar da Diocese do Porto da Igreja Católica Romana, participaram nos trabalhos da conferência durante uma tarde e transmitiram saudações das suas igrejas.

Durante a consulta ouvimos e refletimos sobre questões relacionadas com a Igreja na Praça Pública. O Reverendíssimo Dr. Michael Jackson, Arcebispo de Dublin e Bispo de Glendalough deu início aos trabalhos com uma comunicação intitulada: "Secularismo: amigo confuso ou inimigo ativo?", argumentando que o secularismo surgiu do Iluminismo Europeu e deu voz honrosa à vontade e decisão política dos povos. O secularismo, no entanto, entrou numa nova etapa e é necessário hoje repensar o seu papel na era pós-secular, tanto quanto a religião também necessita de se repensar. Nesta comunicação o Sr. Arcebispo defendeu que é necessário um novo diálogo, sem a linguagem da vitória de uma visão sobre a outra.

Uma maneira de estar presente na praça pública foi descrita por Adrian Harris, responsável pelo departamento de comunicações digitais da Igreja de Inglaterra, que falou sobre presença digital da Igreja. Desenvolveu a sua apresentação acerca da importância de uma estratégia de envolvimento com a web e com os meios de comunicação social em todo o mundo, a fim de colocar as pessoas em contato com a vida da igreja a um nível local, e numa cultura em que as pessoas passam cada vez mais tempo on-line. Esta nova estratégia mostra como a Igreja pode passar de pré-secular para pós-secular.

Os participantes da Igreja Luterana, Revda. Professora Cristina Grenholm, da Igreja da Suécia, e o Dr. Sven Thore Kloster, da Igreja da Noruega, questionaram a natureza do envolvimento da Igreja na praça pública, baseando-se na doutrina luterana dos dois regimes e com exemplos práticos acerca das igrejas que abordam questões políticas difíceis, quer procurando consenso quer reconhecendo a diversidade.

Um painel de discussão especial tratou das relações europeias com foco no Brexit. O painel foi constituído pela Revd Helene Steed da Igreja da Irlanda, Revd Dra. Ainsley Griffiths da Igreja do País de Gales, Miriam Weibye da Igreja Episcopal Escocesa e pela Dra. Rachel Jepson da Igreja de Inglaterra. Este painel partilhou as opiniões muito diferentes que existem sobre o Brexit predominante no Reino Unido: as comunidades das igrejas estão divididas e a questão é complexa. Os presentes concordaram que os relacionamentos entre as Igrejas podem transcender divisões e fronteiras.

Este encontro teve o privilégio de ter também como participante António Marujo, que é um jornalista português especialista em assuntos religiosos e que partilhou a sua perspectiva sobre o conceito da praça pública na sociedade portuguesa. Salientou que a paisagem religiosa de Portugal é diversa, mas com uma Igreja Católica Romana dominante. O grande público sempre teve a expectativa de que as Igrejas contribuíssem com um discurso público e que fizessem ouvir a sua voz. António Marujo deu exemplos de momentos em que as igrejas contribuíram para o debate público, mas também quando as igrejas declinaram falar.

Lena Kumlin e o Rev. Tomi Karttunen fizeram uma apresentação sobre o profundo trabalho da Igreja da Finlândia no que diz respeito às mudanças climáticas, um trabalho construído sobre a base da teologia e da ética Cristãs. O objetivo desta estratégia energética e climática é conseguir uma igreja neutra em carbono até 2030. A Igreja leva em consideração as consequências para o meio ambiente e para o clima no desenvolvimento da sua acção. O Diploma Ambiental da Igreja oferece uma oportunidade para as paróquias planearem as suas atividades de forma ambientalmente amigável. Questões ambientais e de sustentabilidade estão a ter também um papel importante no desempenho da Finlândia durante a sua presidência da União Europeia.

A Consulta dos Líderes das Igrejas da Comunhão de Porvoo encerrou com a visita à Paroquia Lusitana do Bom Pastor em Vila Nova de Gaia para a Oração da Noite seguida de um jantar. O Grupo de Contato de Porvoo expressou a sua gratidão à Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, ao seu Bispo D. Jorge Pina Cabral, ao Rev. Sérgio Alves, à jovem Catarina Sá Couto, ao Sr. José Sequeira e ao Sr. Richard Domingues por proporcionarem todas as condições para que os participantes se sentissem bem-vindos quer ao Seminário de Vilar quer à cidade do Porto. O Grupo agendou a sua próxima conferência para 2020 que será organizada pela Igreja da Suécia.

Lista de Participantes

Igreja da Noruega
Dr Sven Thore Kloster
Berit Hagen Agøy
Christoffer Solbakken

Igreja do País de Gales
Revd Dr Ainsley Griffiths
Igreja de Inglaterra
Revd Dr William Adam Co-Secretário Anglicano
Dr Rachel Jepson
Revd Dr Anderson Jeremiah
Adrian Harris

Igreja da Islândia
Revd Dr Sigurður Árni Þorðarson

Igreja da Irelanda
Revd Helene Steed
Reverendíssimo Arcebispo Dr Michael Jackson Co-Chair Anglicano

Igreja da Suécia
Revd Prof Christina Grenholm
Revd Per Kristiansson
Revd Erik Berggren Co-Secretário Luterano

Igreja Evangélica Luterana da Estónia
Revd Tauno Teder
Kadri Eliisabet Põder

Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca
Revd Dr Thorsten Rørbæk
Revd Christina Rygaard Christiansen

Igreja Evangélica Luterana da Finlândia
Bispo Matti Repo Lutheran Co-Chair Luterano
Lena Kumlin
Suvi-Tuulia Vaara
Revd Dr Tomi Karttunen

Igreja Evangélica Luterana da Lituânia – Igreja no Estrangeiro
Reverendíssimo Andris Abakuks
Rūta Abakuks
Inguna Mieze

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica – Portugal
Bispo D. Jorge Pina Cabral
Revd Sérgio Alves
Catarina Sá Couto
José Sequeira

Igreja Espanhola Reformada Episcopal
Revd Spencer Reece
Revd José António Esteban
Revd Daniel Caravaca

Igreja Episcopal Escocesa
Miriam Weibey
Rt Revd Ian Paton

DOWNLOAD PDF

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.