[english version]

III Encontro da Rede Lusófona da Comunhão Anglicana

(Brasil, Portugal, Angola e Moçambique)

de 22 a 27 de Novembro de 2017 no Porto

«Alegrem-se com os que estão alegres e chorem com os que choram. Vivam em harmonia de sentimentos»
(Romanos 12,15)

De 22 a 27 de Novembro 2017 trinta participantes vindos das Igrejas Anglicanas do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique e de agências anglicanas convidadas estarão reunidos no Porto para o III Encontro da Rede Lusófona da Comunhão Anglicana. O Encontro da Rede Lusófona que reúne os bispos destas Igrejas bem como clero e leigos visa o estreitamento da relação entre os Anglicanos lusófonos e o reforço da cooperação da missão das Igrejas. Juntas estas Igrejas pertencentes à Comunhão Anglicana englobam cerca de 350 000 membros que se distribuem por Continentes diferentes numa rica variedade de culturas e tradições.  A lingua Portuguesa e o passado de relação entre estas Igrejas é um elemento de unidade cultural que aprofunda a comunhão eclesial e a vivência de uma mesma fé em Jesus Cristo.

O Encontro será diariamente marcado pela vivência conjunta da Oração e pela reflexão e aprofundamento das áreas de Missão ligadas ao trabalho com os jovens e mulheres, à area do desenvolvimento social e diaconia e ainda à educação cristã e formação teológica. Em reflexão estará também o significado da lusofonia nos tempos presentes e da lingua portuguesa como veículo de cultura e de relação. O representante do sr Arcebispo de Cantuária para os assuntos da Comunhão Anglicana, Bispo Anthony Poggo estará presente com uma mensagem do Palácio de Lambeth. D. Jorge Pina Cabral, Bispo da Igreja Lusitana que acolhe este encontro lusófono, exprimiu a sua alegria pela oportunidade de serviço que a Igreja Lusitana tem no acolhimento de tão significativo encontro e de reforço dos laços de comunhão entre membros da mesma familia eclesial. De referir ainda, que no programa haverá um jantar ecuménico para o qual foram convidados os representantes das Igrejas presentes na Comissão Ecuménica do Porto.

Para mais informações contactar:

Centro Diocesano da Igreja Lusitana - Telef. 223754018 ou comunicacao@igreja-lusitana.org