Tempo da Criação 2017

de 1 Setembro a 4 de Outubro

As Igrejas em todo o mundo celebram entre 1 de Setembro e 4 de Outubro o Tempo da Criação. É um movimento ecuménico mundial de oração e compromisso que nos é proposto pelos principais líderes religiosos e entre eles o sr Arcebispo de Cantuária bem como pelo Conselho Consultivo Anglicano. A Igreja Lusitana no seguimento da sua missão compromete-se com este movimento. O dia 1 de Setembro foi proclamado em 1989 como dia de Oração pela Criação pelo então Patriarca Ortodoxo Dimitrios I e a 4 de Outubro a Igreja Católica Romana e outras Igrejas das tradições Ocidentais comemoram Francisco de Assis conhecido por muitos como o autor do Cântico das Criaturas.

Para sustentar a vivência espiritual e o compromisso concreto dos cristãos ao longo das 5 semanas do Tempo da Criação, as Igrejas produziram um interessante material litúrgico com orações, leituras e ações próprias para cada semana.

Os temas para cada semana do Tempo da Criação são :

- alterações climáticas e eco-justiça;

- alimentação e justiça ambiental;

- água;

- energia sustentável;