Paróquia de Cristo - V. N. Gaia

Pároco e Presidente da Junta Paroquial

Presbítero Dr. Carlos Azevedo Duarte
E-mail: carlos.azevedo.duarte@gmail.com - Telemóvel: 917524670

Breve noticia histórica da sua origem e construção

Em Outubro de 1907 era fundada em Oliveira do Douro ( Vila Nova de Gaia ) uma Escola Evangélica juntamente com uma Missão constituída por crentes que se reuniam ao Domingo para estudo bíblico e oração a Deus. A 26 de Agosto de 1912 a Missão foi elevada à categoria de Paróquia e elegeu a sua primeira Junta Paroquial em 30 de Dezembro do mesmo ano.

Em 21 de Fevereiro de 1913 o Sínodo da Igreja Lusitana, reunido em Lisboa, incorporou na mesma Igreja a Congregação de Oliveira do Douro sob a denominação de Igreja de Cristo.

A 13 de Abril do mesmo ano o reverendo José Maria Leite Bonaparte foi instituído como ministro da Igreja de Cristo. Desde logo esta congregação desenvolveu notável trabalho de natureza educativa e assistencial através do « Colégio Lusitano » que durante décadas providenciou às gentes de Oliveira do Douro a instrução necessária. O actual templo desta Paróquia foi dedicado a Deus em 3 de Novembro de 1954 pelo Bispo de Minnesota, Estados Unidos da América, Dr. Estêvão Keeler.

Ao Reverendo Bonaparte sucedeu o Reverendo Arnaldo Daniel ( já falecido ) no pastoreio da comunidade de Cristo.

Principais valores culturais ou artísticos que se podem visitar

No presbitério a Igreja possui um bonito tríptico executado pelo Mestre Guilherme Camarinha