A medalha de honra do municipio de Vila Nova de Gaia foi entregue à Igreja e à Escola do Torne pelos seus 150 anos (1868-2018) ao serviço da comunidade. A medalha foi entregue pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Dr. Eduardo Vitor Rodrigues, ao bispo da Igreja lusitana, D. Jorge Pina Cabral. Na cerimónia realizada a 28 de junho e integrada na celebração dos 500 anos do Foral de Vila Nova de Gaia, foram entregues medalhas a 20 instituições e personalidades de várias áreas, tendo a Igreja e a Escola do Torne sido a primeira a receber a condecoração.

Referindo-se a esta prestigiosa distinção, D. Jorge expressou a satisfação e a alegria de toda a Igreja Lusitana por este reconhecimento sublinhando que o mesmo a compromete no continuar de um trabalho de missão marcado pelo serviço aos mais necessitados. Para celebrar o 150º aniversário da Igreja e Escola do Torne está elaborado o seguinte programa:

20 setembro - inauguração exposição (Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner) - Torne 1868-2018, um lugar na história

20 outubro – sessão comemorativa 150º aniversário (Igreja do Torne) com encontro de antigos alunos

7 novembro – romagem evocativa ao busto Diogo Cassels (Jardim do Morro)