Da Assembleia da Conferencia Europeia das Igrejas

para as Igrejas e povos da Europa

Novi Sad, Sérvia, 31 de maio a 6 de junho de 2018

“Sereis minhas testemunhas” Actos 1:8

Do Oriente e Ocidente, do Norte e do Sul, os membros das Igrejas que constituem a Conferencia das Igrejas Europeias, viajaram atravessando a Europa. Viemos com a visão e a esperança no futuro da Europa.

Reunimo-nos na Servia, agradecidos e abençoados pela hospitalidade das Igrejas que nos receberam, e reconhecendo os seus desafios. Estivemos juntos num tempo de incerteza acerca da Europa, onde muitos experimentam a perda da dignidade, enfrentam exploração, a destituição e o abuso de poder.

Nas margens do Danúbio, na cidade de Novi Sad, onde pontes foram destruídas durante conflitos e reconstruídas em tempo de paz, unimo-nos em oração. Veio connosco uma sede de justiça; a nossa grande preocupação pelas pessoas, o nosso continente e o nosso mundo. Viemos para partilhar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, o que veio trazer cura e paz.

Afirmamos que ouvimos o mandamento de Cristo para sermos Suas testemunhas, e escolhemos viver com esperança. Seguindo o próprio Cristo, procuramos ser construtores de pontes através do poder transformador da fé. Como testemunhas vivas da fé, respondemos ao apelo de Cristo declarando que:

Testemunharemos de Cristo:

- Proclamando que Cristo faz a oferta de um amor e de uma graça que salva:

- Encontrando-nos juntos para desfrutar da nossa comunhão ecuménica e para receber dela as riquezas dos dons que Deus nos oferece.

- Afirmando que cada pessoa foi criada à imagem e semelhança de Deus e como resultado disse tem inerente a si mesma a dignidade.

- Sendo uma comunidade inclusiva, comprometida com o florescimento de homens e mulheres, que dá as boas-vindas, e que protege a dignidade humana de todos

- Sendo uma comunidade inter-geracional, valorizando as vozes dos mais novos que são o nosso presente e não apenas o nosso futuro.

- Praticando a solidariedade com os nossos irmãos e irmãs em Cristo na Europa e para além dela.

Serviremos a Cristo procurando e praticando a justiça

- Estimulando os indivíduos, instituições e as Igrejas a trabalhar para o fim da violência, da perseguição e da discriminação, assumindo a liberdade religiosa ou de crença.

- Procurando a Reconciliação e a resolução pacífica dos conflitos.

- Estando ao lado, dando forças e ouvindo aqueles que se encontram a si mesmos silenciados, nas margens das nossas Igrejas ou comunidades e no mundo.

- Cuidando da Criação de Deus e trabalhando a favor de uma justiça ecológica e climática e um futuro sustentável do nosso planeta.

Serviremos a Cristo oferecendo e aceitando hospitalidade

- Oferecendo com generosidade as boas-vindas a refugiados e estrangeiros de todo o tipo de fé ou crenças

- Envolvendo-nos no diálogo, partilhando a nossa fé Cristã e aprendendo uns dos outros.

- Levantando as nossas vozes para ultrapassar divisões, exclusão e marginalização, advogando os direitos humanos e uma justiça socioeconómica para todos.

- Reconhecendo a hospitalidade que nós é dada por Deus no mundo criado e pelo trabalho a favor da integridade da Criação.

Convidamos todas as nossas Igrejas membro e todo o povo a que se juntem a nós para formarmos uma Europa onde construímos pontes para o bem de todo o nosso continente e do mundo.

Proclamemos juntos: “seremos tuas testemunhas”

www.ceceurope.org

Traduzido para o Português