Com esta Solenidade termina o Tempo Pascal, período de cinquenta dias festivos, em que celebramos em ambiente de alegria a glória do Cristo Ressuscitado. Simultaneamente, a Igreja foi recordando a vida da primeira comunidade cristã que, animada pelo Espírito Santo, deu a conhecer Jesus Cristo e trabalhou por tornar os homens mais irmãos. Hoje, à luz da Páscoa, evocamos o dom do Espírito Santo que Jesus prometera aos Seus discípulos. Nesta celebração temos consciência de que a Igreja de hoje, como a dos primeiros tempos, deve viver desse mesmo Espírito. Por isso a nossa Oração deve ser para que o acontecimento do Pentecostes se repita nas nossas comunidades.