21 de Abril de 2014

Aos Órgãos de Comunicação Social

De 25 a 26 de Abril de 2014, vai realizar-se o 95º Sínodo Diocesano da Igreja Lusitana, nas instalações da Catedral Lusitana de S. Paulo, sita na Rua das Janelas Verdes (ex Convento dos Marianos), em Lisboa, sob o tema “Do Batismo à Missão da Igreja", tendo por base o Reconhecimento Mútuo do Sacramento Batismo das Igrejas celebrado em janeiro passado.

O Sínodo, presidido pelo Bispo D. Jorge Pina Cabral, contará com a presença de 40 participantes em representação das Paróquias e Órgãos da Igreja. Estarão também presentes nesta reunião magna diversos convidados e representantes de outras Igrejas nacionais e estrangeiras e de entidades ecuménicas.

O Culto de Abertura do Sínodo será no dia 25 de Abril, pelas 10h30, no Templo da Catedral com Celebração da Festa de S. Marcos. A 26 de Abril, pelas 16h00 realizar-se-á o Culto de encerramento.

Poderá ser encontrada mais informação atualizada no site da Igreja Lusitana: www.igreja-lusitana.org  e Facebook: www.facebook.com/igrejalusitana

Centro Diocesano da Igreja Lusitana
Apartado 392
4430-003 Vila Nova de Gaia
Telf.: (351) 223754018 – Contato direto:914687858
E-mail: comunicacao@igreja-lusitana.org

Uma breve apresentação

Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)

Surgiu na segunda metade do séc. XIX, em Março de 1880, fruto do ambiente religioso e social que então se vivia em Portugal, refutando os dogmas da jurisdição universal e da infalibilidade do papa e também os excessos do marianismo popular, advogando a leitura da Bíblia pelos crentes, uma liturgia em português e um governo da Igreja partilhado entre clérigos e leigos.

Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, tendo como Autoridade Metropolitana o Arcebispo de Cantuária, na sua qualidade de foco visível de unidade naquela Comunhão.

A Comunhão Anglicana é uma família de Igrejas que congrega 84 milhões de pessoas em todos os continentes, presente em mais de 160 países, e é constituída por cerca de 39 Províncias ou Igrejas nacionais e autónomas, que se dirigem por si mesmas, respondendo às necessidades e particularidades de cada povo.

A Igreja Lusitana tem mantido, desde a década de 60 do século passado, uma postura ecuménica, participando em diálogos, encontros e celebrações com a Igreja Católica Romana e outras Igrejas.