5 Marcas de Amor para o Caminhar Quaresmal 2017

É um programa quaresmal que providência a oportunidade de observarmos e refletirmos nos modos como a Vida Divina se expressa em nós e através de nós; individualmente e nas nossas comunidades de fé, e também no mundo à nossa volta. Em cada semana da quaresma irá ser apresentada uma das cinco Marcas de Missão da Comunhão Anglicana através da correspondente Marca de Amor.

As Marcas da Missão não são apenas uma lista de tarefas a serem cumpridas umas atrás das outras; são sinais de que a nossa vida está enraizada e sustentada no Ser de Deus. Este programa quaresmal é organizado pelos irmãos da Sociedade Monástica Anglicana de S. João Evangelista (www.ssje.org) que nos ajudarão através da espiritualidade monástica a equilibrar a ação com a contemplação, para que as palavras e desejos procedam do mais profundo do nosso coração, onde Deus permanece. A proposta que a Igreja Lusitana apresenta é adaptada para um ritmo semanal a ser utilizado individualmente ou em grupo.

Para cada semana será proposto um tema/marca de Amor, que através da oração e do discernimento, será aprofundado e completado com uma proposta de atividade. Para esta semana da 4ª feira de Cinzas é proposta a INTRODUÇÃO ao programa quaresmal que será completada nas restantes semanas quaresmais com as seguintes Marcas de Amor correspondentes às 5 marcas da Missão:

As 5 Marcas de Missão e correspondentes 5 Marcas de Amor são:

- (PROCLAMAR) Proclamar as boas novas do Reino de Deus;

- (ENSINAR) Ensinar, batizar e fortificar os novos crentes;

- (SERVIÇO) Responder às necessidades humanas através de um serviço de amor;

- (TRANSFORMAÇÂO) Procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade, desafiar toda a espécie de violência, e buscar a paz e a reconciliação;

- (TESOURO) Lutar para salvaguardar a integridade da Criação, sustentar e renovar a vida na terra;

Estas «Marcas» são o fruto da vida de Deus em nós, uma vida que é alimentada pela oração e louvor. Quando centramos a nossa vida em Deus, e permitimos que Cristo viva em e através de nós, participamos na Missão de Deus.

Calendário de apresentação on-line dos Temas Quaresmais 2017:

1 Março – Introdução

3 Março - Proclamar