Acção Social

UMA IGREJA DISPOSTA A SERVIR

Sempre na Igreja Lusitana se considerou que a vivência da fé cristã, pela transformação que Cristo opera nas nossas vidas, implica uma atitude de disponibilidade e serviço para com aqueles que nos rodeiam, particularmente os que sofrem dificuldades económicas, sociais ou de outra natureza.

Por isso, desde a criação da Igreja Lusitana, em 1880, que normalmente se fazia construir junto a cada templo uma escola, elemento fundamental numa época em que o analfabetismo era a regra e impunha-se promover a educação para que a abertura à Palavra de Deus fosse acompanhada de uma melhoria do nível cultural e social das pessoas que procuravam a Igreja.

Esta tradição de serviço tem-se mantido, embora, como é natural, as formas de apoio à comunidade se alterem de acordo com as necessidades e oportunidades em cada momento.

Presentemente, a Igreja Lusitana desenvolve vários trabalhos de carácter social, quer a nível diocesano, quer no âmbito das suas Paróquias, de que se destacam as seguintes instituições:

Associação das Escolas do Torne e do Prado (AETP), em Vila Nova de Gaia, junto da Paróquia de S. João Evangelista, onde funcionou a Escola do Torne por mais de 100 anos. A Associação presta serviços nas seguintes valências infantis: creche (20 crianças), Jardim de Infância (65 crianças) e Centro de Tempos Livres (50 crianças). A par desta actividade, a Associação desenvolve a sua acção social entre os idosos no Centro Social do Bom Pastor, junto à Paróquia com o mesmo nome, no Candal, VNGaia e também no Centro Social do Salvador do Mundo, junto à Paróquia.Tem em funcionamento uma cantina comunitária, centros de convívio, lavandaria e apoio domiciliário com entrega de refeições. Estes serviços são pretados a um total de 210 utentes.

Endereço:

Associação das Escolas do Torne e Prado (AETP)

Rua Afonso de Albuquerque, 86

4430.003 Vila Nova de Gaia

Tel. 223753160 - Fax. 223711560 - E-mail: geral@aetp.pt - Web: www.aetp.pt

Centro Social do Salvador do Mundo

Após obras de adaptação das salas da antiga Escola do Prado e ultrapassados alguns arreliadores obstáculos burocráticos, teve lugar no dia 13 de Março de 2006, a abertura do Centro Social do Salvador do Mundo, junto à respectiva Paróquia, em Coimbrões, Vila Nova de Gaia.

O Centro Social é um prolongamento do trabalho do Centro Social do Bom Pastor, Candal, funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e está preparado para receber 30 utentes, com serviço de almoço e lanche, em espaços fechado e aberto, com condições necessárias para o convívio, a animação e a assistência aos utentes. Para esse efeito, foi adquirida uma carrinha para transporte das refeições e também de idosos com dificuldades de locomoção.

O trabalho no Centro Social tem como responsável directa a Dª Teresa Rios, Coordenadora, que funciona na dependência da Directora do Centro Social do Bom Pastor, e é acompanhada pela Assistente Social, Drª Sónia Vasconcelos.

Para mais informações, contactar:

Associação das Escolas do Torne e Prado (AETP)

Tel. 223713484 (Centro Social Bom Pastor)

Tlm: 913076564 (Centro Social Salvador do Mundo)

Fax. 223711560

E-mail geral@aetp.pt

Centro Social da Sagrada Família

Junto à Paróquia com o mesmo nome. em Queluz, o Centro Social é uma Instituição Particular de Solidariedade Social localizada em Pego Longo, Belas, Sintra. Presta apoio nas valências: Higiene Pessoal, Higiene Habitacional [em conjunto com outros serviços], Manutenção e limpeza da habitação, Confecção e Distribuição de Refeições, tratamento de Roupa, Colaboração na Prestação de Cuidados de Saúde, Centro de Dia e de Convívio, Convívio/ocupação

Endereço:

Centro Social da Sagrada Família

Avenida da Igreja, 51 A e B
Pego Longo
2605-036 Belas

Tel.: + 351 21 4367647/21 435 80 66 - Fax: 21 435 80 67 - E-mail: cs-sagradafamilia@mail.telepac.pt

Bolsa Diogo Cassels - amar o próximo em cada criança

Fundo de apoio a crianças carenciadas que frequentam Creche, Jardim de Infância e ATL na Associação das Escolas do Torne e do Prado [AETP] para aquisição de livros e material didáctico no início do ano escolar; na frequência de actividades extra-curriculares nas áreas do Desporto, Música, Línguas, Informática e frequência de serviços e consultas nas áreas da Psicopedagogia, Pedopsiquiatria, Terapia da Fala e Nutricionismo.

Registe-se e receba toda a informação actualizada no seu email.

Portugal 56.2% Portugal
Brazil 19.3% Brazil