Horário das celebrações

Eucaristia Dominical: 9h30

Oração da Tarde: Quarta-feira 14h30


Pároco

Presbítero Sérgio Alves
E-mail: sergioalves@igreja-lusitana.org

O pároco está diariamente no Centro Diocesano da Igreja Lusitana – tel: 223754018. A Igreja poderá ser visitada através de contacto local com a responsável do Centro Social do Bom Pastor.

Breve noticia histórica da sua origem e construção

O templo da Paróquia do Bom Pastor foi edificado em 1887 tendo a partir desse ano sido local de culto até aos dias de hoje. O fundador desta Paróquia foi o reverendo André B. Cassels (1849-1931) que foi ordenado de diácono em 1 de Julho de 1891 tendo recebido as ordens de presbítero em 1895. Junto à Igreja André Cassels mandou construir uma Escola Primária na qual durante muitas décadas se desenvolveu um notável trabalho educativo e assistencial às populações mais desfavorecidas. No decorrer do século XX e em finais da década de sessenta e inícios da de setenta sob a orientação do Sr. Bispo Daniel de Pina Cabral na altura pároco do Bom Pastor o edifício da Igreja sofre profundas remodelações dando lugar a um espaço de culto de linhas modernas.

Principais valores culturais ou artísticos que se podem visitar

Homem de grande cultura André Cassels fez publicar com a ajuda de um legado a « Biblioteca António Maria Candal » e diversos opúsculos e jornais. Parte da sua biblioteca que excedia os mil volumes pode hoje ser consultada no salão paroquial do Bom Pastor.
Obra de arte que poderá ser apreciada é o fresco executado em 1964 pelo mestre Guilherme Camarinha alusivo ao tema bíblico do Bom Pastor e que serve de fundo ao presbitério da Igreja. Igualmente é de grande riqueza o baptistério com vitrais e desenho do mesmo artista.

Serviços que a Igreja desenvolve

Nas instalações paroquiais e no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Centro Social do Bom Pastor são diariamente prestados os serviços de Centro de Dia, Cantina Comunitária e Lavandaria para idosos e pessoas da comunidade.

Localização
Rua Rei Ramiro, 1117 - Candal
4400-284 Vila Nova de Gaia
Tel. 22 3713484
Coordenadas GPS: 41.13564, -8.62904


Mapa